O prefeito de Imbituba, Rosenvaldo da Silva Júnior, sancionou lei que autoriza o município a ceder servidores da Secretaria Municipal da Saúde (Semusa) ao Hospital São Camilo.
Esses profissionais, que precisam concordar com a cessão de mão de obra, atuarão no reforço das equipes de tratamento da covid-19.
O prazo poderá ser de até 90 dias, com a possibilidade de prorrogação pelo mesmo período.
Os servidores municipais cedidos também poderão atuar no auxílio do tratamento de outras enfermidades, caso seja necessário o remanejamento interno de profissionais da instituição hospitalar. O pagamento dos salários e das horas-extras, caso sejam realizadas, permanecerão sob responsabilidade do município.
As escalas, o controle da jornada de trabalho, bem como as despesas com alimentação dos servidores cedidos, o fornecimento dos equipamentos de proteção individual e demais materiais indispensáveis para a execução dos trabalhos, serão feitos pelo Hospital São Camilo.
Caso o município não tenha servidores suficientes, fica autorizado a contratar profissionais da área da saúde, por meio de credenciamento ou por contrato de serviço terceirizado, para a cessão ao Hospital São Camilo.
Situação semelhante já ocorre em Tubarão. Atualmente, 11 enfermeiros e 16 técnicos de enfermagem da prefeitura da cidade estão atuando no Hospital Nossa Senhora da Conceição (HNSC).
Mais nove mortes pela doença são registradas
Mais nove mortes foram registradas na região. Cinco delas em Tubarão, três em Laguna e uma em Gravatal. Ainda ontem, a região chegou a 54.832 mil casos de covid-19 desde o início da pandemia. Destes, 52.295 são considerados curados da doença. Em 24h, foram contabilizados 232 novos casos de pessoas que foram infectadas pelo coronavírus. Nos dois hospitais de Tubarão, conforme boletim divulgado ontem, havia 13 pacientes aguardando leito de UTI.