A Vigilância em Saúde de Imbituba confirmou mais quatro focos do Aedes aegypti no município. Dois deles foram descobertos nos bairros Guaiúba e Portinho da Vila, ambos em armadilhas. Com isso, o município já soma nove focos encontrados.
Como protocolo, os agentes de endemias delimitaram um raio de 300 metros do local para a devida inspeção. Os outros dois focos foram confirmados nos bairros Ibiraquera e Sambaqui. Nas duas comunidades, também foram abertos raios de 300 metros para a inspeção em residências, estabelecimentos comerciais e terrenos baldios.
Os nove focos detectados em Imbituba foram: três no Portinho da Vila; dois em Nova Brasília; dois no bairro Guaiúba; um no Sambaqui; e um em Ibiraquera.
De acordo com Carina Genovez Ferreira, diretora da Vigilância em Saúde, o trabalho é de prevenção: “Como geralmente os pontos são encontrados dentro de estabelecimentos privados, nossa força-tarefa não pode fazer uma limpeza no terreno de alguém. Os agentes estão diariamente nas ruas, então, quando chegam a estes locais, eles já fazem uma instrução básica sobre a importância de não deixar água parada, manter a higiene do terreno, entre outros cuidados”, afirma.
“Quando identificam algum local reincidente, encaminhamos um fiscal para aplicar uma penalidade. Também vamos fazer uma campanha de conscientização para que possamos evitar a disseminação”, acrescenta Carina.