Audiência Pública foi realizada esta semana. Contrato deve ser assinado em 2026
A instalação da Zona de Processamento de Exportação (ZPE) em Imbituba está cada vez mais próxima de se tornar realidade. O Porto de Imbituba recebeu uma Audiência Pública, promovida pelas secretarias de Estado da Fazenda e de Portos, Aeroportos e Ferrovias, e pela Invest SC, em uma ação fundamental para o avanço do projeto de concessão da ZPE.
O encontro representou mais uma etapa essencial para concretizar um sonho de décadas. Durante a audiência, foram apresentados o projeto, a minuta do Edital de Concorrência e seus anexos, com estudos de viabilidade técnica, econômica e ambiental. A iniciativa reforça o compromisso com a transparência, a participação social e a democratização do processo decisório.
O evento contou com a presença de representantes de diversos setores da sociedade, evidenciando a importância da ZPE para o futuro econômico de Imbituba. A vice-prefeita Madalena Nunes, que representou o município no evento, também enfatizou o impacto positivo que a ZPE trará para o desenvolvimento local. “Cada início de mandato, o assunto ZPE vem à tona. Mas agora é diferente, temos projetos concretos. E a ZPE vai ser realidade, trazendo mais desenvolvimento para o município”, declarou.
Datas
O processo ganhou força no último dia 26 de fevereiro, durante o evento de comemoração aos 20 anos da SCPar InvestSC, com a entrega dos estudos de modelagem e estruturação para a concessão da ZPE e a assinatura do chamamento para a audiência pública.
De acordo com o cronograma do Governo do Estado, o edital de chamamento público será publicado em novembro, e a previsão é que a assinatura do contrato ocorra no início de 2026.