Imas foi a organização social classificada. Expectativa é de entrega em 2026
Amanhã, a organização social Imas deve receber a homologação que a definirá como gestora oficial da UPA 24 Horas Dr. Manoel Bertoncini, em Tubarão. O contrato terá duração de cinco anos, com valor anual de R$ 17.957.496,96, para que a entidade sem fins lucrativos assuma a gestão, a operacionalização e a execução das ações e serviços da unidade.
De acordo com a secretária de Saúde, Carina de Bona Portão, o procedimento representa mais um avanço rumo à abertura oficial da UPA 24h. “Ainda restam outros trabalhos a serem realizados até a conclusão e alguns percalços no caminho a serem ultrapassados. Não posso dar uma data oficial, mas posso garantir que nunca esteve tão perto de abrirmos a UPA, o que deve acontecer no ano que vem”, afirma.
Entre os obstáculos, Carina destaca problemas na estrutura do telhado, que vêm gerando atrasos adicionais. “O telhado, feito pela empresa anterior, está todo comprometido, deteriorado mesmo. Vamos ter que fazer toda a troca e também do forro. Além disso, com os problemas no telhado, houve infiltração, e todo o piso vinílico se perdeu e terá que ser trocado”, relata.
A secretária explica que a prefeitura busca agora uma forma legal de resolver a situação, já que a estrutura do telhado não está incluída no contrato com a empresa responsável pelas readequações. “Vamos ter uma reunião na próxima semana justamente para tratar deste assunto e buscar resolver o problema o quanto antes. Queremos entregar esta importante estrutura com toda qualidade e funcionamento exemplar para a população”, pontua. “Importante destacar que, mesmo com os obstáculos, as obras de readequação continuam”, completa.
Equipamentos
Carina Portão também esclarece que parte dos equipamentos da UPA já foi adquirida por meio do Cincatarina, enquanto outros itens ainda dependerão de nova licitação, prevista para os próximos dias. Já o mobiliário está em produção, por ser sob medida.