Até o final da manhã de hoje, os gestores da prefeitura de Tubarão vão informar se irão ceder profissionais da saúde ao Hospital Nossa Senhora da Conceição (HNSC). O pedido foi feito ontem, devido à alta demanda de pacientes e também ao fato de a instituição estar com carência de recursos humanos.
Ao todo, de acordo com o prefeito Joares Ponticelli, foram solicitados mais de 20 profissionais, entre médicos, enfermeiros e auxiliares de enfermagem. “A Fundação Municipal de Saúde está avaliando com os profissionais quais estão dispostos a atuar nessa frente de trabalho junto ao HNSC. Não é esse o contrato deles. Mas, diante da situação que estamos, buscamos todas as alternativas que podem ajudar nesse momento”, antecipa o prefeito.
O assunto foi discutido em reunião ontem com participação do prefeito, do diretor-presidente da Fundação de Saúde, Daisson Trevisol, e diretores do HNSC. De acordo com o gerente administrativo do HNSC, Diego Betio Moresco, apesar de todas as medidas tomadas nos últimos meses, elas “não têm sido suficientes para atender ao número crescente de pacientes que têm chegado todos os dias à nossa porta”.
Segundo Joares, os profissionais destinados ao HNSC atuarão na unidade por cerca de 30 dias, o que não afetará no atendimento nos postos de saúde da cidade. “Não temos essa obrigação, porém estamos dispondo deste esforço adicional”, fala o prefeito. Joares ainda completa que buscará sensibilizar outros prefeitos da Amurel para que também auxiliem nesta questão. “Afinal, o HNSC não atende apenas Tubarão”, diz o prefeito.
Exemplo semelhante
De maneira próxima à ação que é analisada em Tubarão, a prefeitura de Joinville, no Norte de Santa Catarina, fechou dez postos de saúde para que os profissionais que atuam nestas unidades trabalhem no atendimento de internados com covid-19. Segundo a prefeitura, essa medida deve durar por pelo menos 60 dias.