Número de concorrentes à majoritária será o mesmo registrado em 2020
Assim como em 2020, nas eleições municipais deste ano Gravatal terá quatro chapas concorrendo às cadeiras de prefeito e vice-prefeito no dia 6 de outubro.
Concorrendo à reeleição, o atual prefeito Clei Rodrigues (PP) tem como candidato a seu vice-prefeito o presidente do Legislativo, o vereador Marcos Corrêa (Podemos). Eles ainda terão apoio do PSDB e PSD. Clei, que é farmacêutico de formação, foi eleito em 2020 com mais de 50% dos votos.
O professor Clóvis Silva é o candidato a prefeito pelo União Brasil. Clóvis já foi vereador. Ao seu lado na disputa está Wanderlei Nazário Marega, também do União Brasil. Maregafoi vice-prefeito eleito em 2016, e depois prefeito interino entre 2019 e 2020.
Também com chapa pura, o PL lança a candidata a prefeita Francieli Machado. Vereadora, Fran é empresária do setor moveleiro na cidade. Ela tem como candidato a vice o também empresário Márcio Coco, também do PL.
Na quarta chapa está o ex-prefeito, eleito por dois mandatos, Nei Fernandes (MDB). Nei concorreu novamente em 2020, ficando em segundo lugar. Seu vice é o também ex-prefeito Vardo Bez de Oliveira (MDB), que foi eleito em 2016, mas teve seu mandato cassado pela Câmara de Vereadores em 2019, assumindo na época o seu então vice-prefeito, Wanderlei Marega.
Debate eleitoral
O Diário do Sul e os portais Sul Agora e Extra.SC realizarão um debate entre os candidatos à prefeitura de Laguna e outro com os de Tubarão. O encontro entre os candidatos lagunenses acontecerá sexta-feira, dia 16, a partir das 20h. Já o debate de Tubarão será no dia 19, segunda-feira, às 20h. Eles serão transmitidos ao vivo pelas redes sociais dos veículos.