Domingo, 28 de dezembro de 2025
Fechar [x]

Governo se reúne hoje com prefeitos

10/03/2021 06:00

A reunião do governador Carlos Moisés da Silva com prefeitos de Santa Catarina sobre as medidas contra o colapso será hoje às 10h30, por meio de videoconferência.


Participam também representantes da Assembleia Legislativa (Alesc) e Ministério Público (MP-SC). Dois caminhos podem ser escolhidos nas próximas reuniões entre prefeitos: prorrogação das atuais medidas, como fechamento aos finais de semana, ou adoção de novas restrições.


O encontro de hoje estava marcado inicialmente para ontem, mas o governo do Estado adiou a data em um dia. Entre os motivos para o adiamento da reunião pode ter sido a quantidade de demandas da pandemia e também o fato de o governo levar em conta que o decreto atual com restrições para circulação na madrugada durante a semana vai até amanhã.


Desde domingo, os prefeitos discutem sobre a situação do avanço da covid-19 no Sul do Estado. Na segunda-feira, uma nova reunião aconteceu entre os gestores dos municípios que compõem a Amurel, Amrec e Amesc. Um novo “lockdown” foi o assunto. Contudo, sem definição, uma decisão sobre medidas mais restritivas foi adiada para amanhã, um dia após a reunião com o governador. De acordo com alguns prefeitos da região, nenhuma posição dos municpios será formada antes da reunião com o governador.


Amanhã, o grupo se reúne novamente para uma decisão, já que há o entendimento de que quaisquer novas medidas devam ser tomadas em conjunto nas três microrregiões. A situação caótica de ocupação dos hospitais e o crescente aumento do número de casos de contaminação por coronavírus são as principais preocupações dos prefeitos, que pretendem adotar medidas mais restritivas de circulação de pessoas, na intenção de frear a contaminação.

 

Medidas insuficientes

O Tribunal de Contas de Santa Catarina já recomendou, na segunda-feira à noite, ao governador Carlos Moisés da Silva, o fechamento imediato dos serviços não essenciais por 14 dias consecutivos, por considerar que as estratégias adotadas pelo Executivo no combate aos efeitos da pandemia do novo coronavírus têm sido insuficientes. Integrantes do Gabinete Gestor de Crise do Ministério Público de Santa Catarina (MPSC) também reuniram-se na segunda-feira e avaliaram que as restrições parciais adotadas pelo governo estadual nos últimos dias não foram suficientes para conter o avanço da pandemia. O MPSC e demais órgãos de controle e fiscalização (MPF/SC, MPT/SC, Defensoria Pública Estadual e da União e TCE) decidiram aguardar a reunião de hoje, que o governo do Estado fará com os municípios para verificar se haverá medidas mais efetivas para o enfrentamento à covid-19.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Quer receber notícias de Tubarão e região? Clique aqui.
Diário do Sul
Demand Tecnologia

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a nossa Política de Privacidade. FECHAR