18 DE OUTUBRO DE 2024
Fechar [x]

Governo deve parar envio de recursos a municípios

Ministra do STF considerou inconstitucional sistema de envio por transferência

10/10/2024 06:00|Por Redação

O governo do Estado terá que suspender o envio de recursos aos municípios através de transferências voluntárias, o antigo “Pix”. O motivo é que a ministra do STF Cármen Lúcia considerou inconstitucional o artigo que criou o formato para as transferências de recursos através de emendas do governo do Estado para os municípios. 

A assessoria da Casa Civil disse que o órgão emitiria uma nota oficial a respeito da suspensão, mas até o fechamento desta edição ainda não havia se pronunciado a respeito.

O formato foi criado em 2021, no governo Carlos Moisés, depois de aprovação na Alesc. No entanto, o MP-SC entrou na Justiça alegando que o modelo é inconstitucional. No ano passado, o TJ julgou o caso e manteve os repasses, mas exigiu que medidas apontadas pelo TCE-SC fossem aplicadas para que fosse fortalecida a fiscalização dos recursos.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Foi então que o governo Jorginho Mello criou as Transferências Especiais Voluntárias, chamadas de TEVs. Elas vinham sendo aplicadas desde a decisão do TJ. Nos últimos 24 meses, o governo do Estado enviou R$ 2 bilhões neste formato para as prefeituras. A tendência é que, com a decisão do STF e a suspensão dos pagamentos, obras sejam paralisadas, segundo análise do colunista Ânderson Silva, da NSC.

Cármen Lucia aplicou ao caso o mesmo entendimento do ministro Flavio Dino ao julgar as emendas federais, que também passaram a ser pagas num modelo semelhante.

Quer receber notícias de Tubarão e região? Clique aqui.
Diário do Sul
Demand Tecnologia

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a nossa Política de Privacidade. FECHAR