21 DE MAIO DE 2024
Fechar [x]

Governador se manifestou pela primeira vez

O governo estadual diz que vai contratar contratação de professores temporários “para manter as aulas funcionando”.

30/04/2024 06:00|Por Redação

A greve dos professores da rede estadual completa sete dias nesta terça-feira. No domingo, o governador Jorginho Mello usou as redes sociais para se posicionar pela primeira vez a respeito da paralisação e anunciar medidas como desconto em folha dos dias de falta dos grevistas e contratação de professores temporários para salas de aula.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Ele negou a descompactação da folha de pagamento — principal reivindicação da categoria — e anunciou desconto de salário para quem faltar no trabalho por conta das paralisações.

Jorginho Mello ainda anunciou medidas contra os profissionais que aderiram à greve. Entre elas, a que mais se destaca é o desconto das faltas injustificadas dos professores grevistas. Além disso, o governo estadual diz que vai contratar contratação de professores temporários “para manter as aulas funcionando”.

Nas decisões tomadas, Jorginho disse que a descompactação da folha de pagamento é absolutamente inviável, já que custaria R$ 4,6 bilhões e violaria a Lei de Responsabilidade Fiscal. 

O governador de Santa Catarina ainda afirma que a negociação sobre remuneração dos professores só será retomada assim que os professores em greve encerrem o movimento e voltem para as salas de aula. 

Conforme o Sinte, 30% dos educadores estão em greve. Já o governador diz que o movimento está “com baixa adesão” e que cerca de 90% dos profissionais seguem em sala de aula.

Reivindicações   

Sobre as reivindicações, o governador disse que já está sendo feita a revisão do desconto de 14% para aposentados, garantindo que recebam um valor maior todos os meses e ainda está sendo preparado um concurso público ainda para este ano para contratar 10 mil novos profissionais na educação. Além disso, falou que busca garantir que todos os professores tenham um horário remunerado fora da sala de aula para planejar conteúdos.

Quer receber notícias de Tubarão e região? Clique aqui.
Diário do Sul
Demand Tecnologia

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a nossa Política de Privacidade. FECHAR