Quarta-feira, 14 de outubro de 2026
Fechar [x]

DA REDAÇÃO

09/09/2026 06:00

Confiança demais e zelo de menos

“Quem dá uma scooter elétrica a um filho adolescente não sabe a dor de perder alguém.” Foi esse o comentário de um senhor parado em uma faixa de pedestres ao ver um garoto andando no meio da pista, na contramão, no Centro de Tubarão, com um desses modelos. Talvez o problema nem seja desconhecer esse sentimento, mas confiança demais e zelo de menos. Muitos desses adolescentes que trafegam em meio ao trânsito não foram educados para isso e não têm qualquer noção dos riscos. Agem como se estivessem andando de bicicleta. E, mesmo assim, estarão agindo de forma errada em meio aos carros. E se forem atingidos, de quem será a culpa? E se ficarem com sequelas ou morrerem?

Preço alto
O trânsito já é um perigo para quem foi educado para enfrentá-lo. Imagine para quem desconhece qualquer sinalização, sentido de circulação e as regras básicas de segurança. Dar liberdade a um adolescente sem prepará-lo para os riscos do trânsito pode custar muito caro. E, em alguns casos, pode custar uma vida.

Litígio
A desembargadora do Tribunal de Justiça de Santa Catarina (TJSC) Brigitte Remor de Souza May assina um dos capítulos do livro O Clima em Litígio: Litigância Climática Estrutural no Brasil e no Mundo. A obra será lançada em 28 de setembro, às 15h, na sede da Justiça Federal de Santa Catarina, em Florianópolis. Com sete capítulos, a publicação reúne pesquisadores, magistrados, promotores e advogados para discutir o papel da Justiça diante da crise climática.

Inscrição para castração
A prefeitura de Gravatal, por meio da Gestão de Zoonoses, está com inscrições abertas para o Mutirão de Castração de cães e gatos. A iniciativa busca contribuir para o controle populacional, prevenir doenças, reduzir o abandono e incentivar a guarda responsável. As inscrições podem ser feitas até 23 de setembro, por formulário online ou presencialmente na prefeitura, junto ao setor de Gestão de Zoonoses.

Transporte da saúde
O agendamento do transporte da Saúde passou a ser realizado também no Facilita Tubarão. Até 30 de setembro, o serviço continuará disponível nos fundos da Policlínica, até o meio-dia. Durante o período de transição, os usuários poderão utilizar os dois locais. O agendamento também pode ser feito pelo site da prefeitura. A partir de 1º de outubro, o atendimento presencial será exclusivo no Facilita.

Diário do Sul
Portaliza - Plataforma de Jornalismo Digital

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a nossa Política de Privacidade. FECHAR