Domingo, 28 de dezembro de 2025
Fechar [x]

Genésio Goulart: O legado de uma liderança

09/03/2021 06:00

O político que sempre se orgulhou de suas raízes, na Madre, que trabalhou como garçom em São Paulo, voltou à sua terra natal, foi empresário no ramo dos transportes e entrou para a política com jeito único e carismático que o transformou em uma figura sempre cativante. Este talvez tenha sido o maior legado de Genésio Goulart, que morreu ontem em Tubarão.


Genésio Goulart foi vereador e eleito prefeito de Tubarão, que administrou de 1997 a 2000, numa gestão marcada pela proximidade com a população, sempre acessível, e entre sua marca registrada estava o carinho demonstrado por meio do toque. Beijo e abraço eram sempre necessários quando encontrava as pessoas, fossem correligionários, funcionários, amigos, eleitores, ou mesmo cada morador da sua Cidade Azul. Era reconhecidamente um prefeito acessível.


A pureza de caráter o transformou em uma liderança única em Tubarão e também como deputado estadual. Em 2002, foi eleito, e depois, em 2006, reeleito na Assembleia Legislativa. Os votos sempre foram garantidos pelos eleitores de Tubarão, que o tinham como um dos políticos com maior aceitação. Nas duas eleições, foram mais de 16 mil votos em cada.


Católico praticante, também era participante ativo de procissões, que sempre acompanhava próximo ao andor dos santos.


“O Rei do Gado”, apelido que ganhou pela sua semelhança com o personagem de Antônio Fagundes na novela com este título na época, foi recebido e assumido com orgulho, especialmente nos desfiles de 7 de Setembro, quando aparecia montado em um cavalo, com direito a chapéu e berrante.


Participativo e dedicado à vida pública, durante o mandato como deputado estadual a rotina era de ir e vir diariamente entre Tubarão e Florianópolis, além de não abandonar a administração de sua empresa e, ainda, a presidência da Cooperativa de Eletrificação Anita Garibaldi (Cergal).


Doença degenerativa começou em 2008

Em 2008, uma doença degenerativa começou a fazer com que o homem público fosse se afastando da rotina que mais gostava. Mas ele não deixou facilmente. Ainda levaria anos para que Genésio Goulart passasse a ter uma vida reclusa em casa, sem mais aparições públicas. Precisou passar pela perda de sua esposa e companheira em todos os momentos, Marlene, e neste final de semana, em meio à pandemia do coronavírus, o ex-prefeito, ex-deputado e eternamente Rei do Gado passou mal e ontem partiu, mas não sem deixar seu legado de carisma, retidão e dedicação.


As lembranças de quem conviveu com Genésio

“É um momento muito difícil, de tristeza. Perdemos mais do que um pai, eu e o Rafael. Perdemos nosso exemplo de pessoa, de bondade, de esposo, de avô. Hoje, pudemos comprovar isso com a quantidade enorme de mensagens, de carinho e homenagens que recebemos. Realmente, ele fez a diferença na vida de muitas pessoas, sempre pensando no próximo. Gostaria de agradecer o carinho de todos e dizer que a vida foi cruel com ele nestes últimos anos. E nós, familiares, tentamos ao máximo minimizar o sofrimento cuidando dele em seu lar da melhor forma possível, com toda a estrutura que precisava. Tenho certeza de que foi o melhor que ele poderia receber: atenção, carinho dos filhos, noras, netos e da nossa falecida mãe. É uma grande perda, mas com certeza Deus o colocou num bom lugar”.


Desta forma, o filho de Genésio Goulart, Thiago Nunes Goulart, se manifestou ontem a respeito da perda de seu pai, de quem seguiu os passos no cooperativismo, sendo vice-presidente da Cergal já no terceiro mandato.


O companheiro de tantas caminhadas, Gelson Bento, também lamentou a perda do amigo e companheiro de Cergal. “Perdi um grande amigo, e Tubarão perdeu um grande cidadão. Genésio foi, sem dúvida, o presidente que levantou a Cergal e a transformou no que ela é hoje. Eu tenho a honra de, junto com seu filho, Thiago, hoje dar continuidade ao trabalho iniciado por ele na cooperativa, que tanto o orgulhava”, disse.


O prefeito de Tubarão, Joares Ponticelli, lembrou os anos de embates políticos protagonizados pelos dois, por conta de suas posições contrárias quando deputados estaduais. “Mas tivemos a sorte de nos aproximar e retomar uma amizade enquanto ele ainda estava com sua saúde. Genésio foi um político vencedor e uma liderança que se esforçou muito em seus trabalhos. Fica o seu legado, certamente”.

 

Cortejo, luto oficial e homenagens

O prefeito Joares Ponticelli decretou na manhã de ontem luto oficial por três dias nas repartições públicas do município, em pesar pelo falecimento do ex-prefeito Genésio de Souza Goulart, que morreu aos 66 anos.


À tarde, como última homenagem, o corpo do ex-prefeito seguiu em cortejo, num caminhão do Corpo de Bombeiros, que percorreu algumas ruas da cidade, do bairro Revoredo até o bairro Fábio Silva. Ele foi cremado em cerimônia restrita à família.


“As limitações impostas pela pandemia não nos permitiram atos públicos de despedida. Para demonstrar a gratidão dos tubaronenses e o reconhecimento aos serviços por ele prestados, um cortejo foi realizado na principal avenida da cidade com viaturas do Corpo de Bombeiros, viaturas policiais, da Guarda Municipal e veículos da Cooperativa de Eletrificação Anita Garibaldi (Cergal), presidida por ele por mais de uma década”, disse Joares.


A Unisul emitiu nota de pesar: “É com profundo pesar que a Unisul – Universidade do Sul de Santa Catarina –, integrante do Ecossistema Ânima Educação, recebe a notícia do falecimento de Genésio Goulart, que foi prefeito de Tubarão, presidente do Conselho Curador da Fundação Unisul, deputado estadual, entre vários outros trabalhos importantes para a região”.


A Amurel e a Câmara de Vereadores de Tubarão também emitiram notas de pesar pelo falecimento de Genésio: “A Associação de Municípios da Região de Laguna (Amurel) manifesta profundo pesar pelo falecimento de seu ex-presidente Genésio de Souza Goulart. Contribuiu ainda para o desenvolvimento regional, auxiliando os municípios como deputado estadual por duas legislaturas: de 2003 a 2006; e de 2007 a 2010. Sua partida deixa uma lacuna na causa municipalista”.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Quer receber notícias de Tubarão e região? Clique aqui.
Diário do Sul
Demand Tecnologia

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a nossa Política de Privacidade. FECHAR