Adolescentes de Capivari de Baixo se uniram para colocar sonho em prática
A paixão pela música foi o que uniu quatro adolescentes de Capivari de Baixo, que resolveram montar uma banda: o vocalista e guitarrista Mateus da Silva Tomaz, de 16 anos, o tecladista e segundo vocal Miguel Miranda Rodrigues, 15, o baixista Enzo Davi Martins da Silva, 15, e o baterista Kauan Bittencourt Ouriques, de 12 anos.
A Banda Zin foi formada há cerca de um ano em apresentações escolares. Com um repertório formado por pop, rock, balada e reggae, hoje eles se apresentam em outros tipos de eventos e têm composições próprias.
“Tocamos em festas de escolas, eventos particulares e menores. Nós nos apresentamos na festa junina da EEB Doutor Otto Feuerschuette e em aniversários”.
O sonho de ter uma banda, conta Mateus, surgiu em 2019 e, aos poucos, ele convenceu os amigos de que era algo promissor. “Então, em novembro do ano passado, montamos a primeira formação e tocamos em um festival de talentos na EMEB Stanislau Gaidzinski Filho. Kauan foi o último a entrar, pois o Miguel mostrou um vídeo dele e ficamos tão surpresos que o queríamos na banda de qualquer jeito”, conta Mateus.
A banda
Segundo o vocalista, quando ainda estava na escola Stanislau, ele tocou algumas de suas composições para a turma e, no final, comentou que queria ter uma banda.
“Então, uma garota disse que isso não tinha sentido. Ela falou: ‘Você montar uma banda?’. A palavra ‘sentido’ ficou na minha cabeça e pesquisei no Google Tradutor para ver em outros idiomas, até encontrar Zin, que é ‘sentido’ em holandês. Assim surgiu o nome”, relata.
Para o próximo ano, os amigos já têm alguns planos a serem concretizados. “Pensamos em gravar algumas demos no ano que vem e procurar algum investidor ou produtor interessado. Brincamos muito nos ensaios. Sendo amigos, temos mais facilidade em tocar e escolher músicas”, ressalta Mateus.
Como a música entrou na vida dos adolescentes
Com a Banda Zin, os quatro amigos conseguiram inserir a música com força em suas vidas.
“Desde que eu era criança, sempre fui apaixonado por música, tanto a de videogames quanto os sertanejos, que meu pai ouvia. Mas, quando conheci os Beatles e finalmente consegui compor minha primeira música, a paixão só aumentou. Tocar é meu vapor, não me imagino vivendo sem isso”, revela Mateus, que é o vocalista e guitarrista da Banda Zin.
Segundo o baixista Enzo, a música entrou em sua vida através dos jogos. “Adorava ouvir as musiquinhas que os fãs faziam dos jogos, então acho que foi isso que me fez gostar de música em geral”, diz.
Já Miguel e Kauan tiveram influência dos pais. “Desde muito pequeno eu o via tocar bateria e comecei a me interessar por esse instrumento, que toco até hoje”, diz Kauan, que é o baterista da banda.
Miguel, por sua vez, diz que seu pai sempre pedia para ele começar a tocar teclado junto com ele. “Nunca tinha me interessado, até que um dia eu o vi tocar. Depois disso, parece que surgiu uma nova paixão pelo teclado. Pedi para ele me ensinar a tocar, e ele foi ensinando. Ano passado, o Mateus tinha me chamado pra tocar no show de talentos da escola e eu aceitei. E daí em diante comecei a me apaixonar mais e mais pelo instrumento. Depois de uns dias, Mateus criou uma banda e resolveu me chamar”, conta.
A Banda Zin completa um ano no dia 23 deste mês e, para quem quiser conhecer o trabalho dos adolescentes, o Instagram é @zin.oficiall.