Muitos foram os fatores que contribuíram com o desenvolvimento de Tubarão nestes 151 anos. A malha ferroviária, entretanto, tem grande importância no crescimento da cidade. É por meio dos trilhos da Ferrovia Tereza Cristina (FTC) que o carvão é levado para a geração de energia elétrica e que tantos outros produtos são transportados diariamente, saindo do terminal Intermodal Sul em direção ao Porto de Imbituba.
A história da instalação da linha férrea também se confunde com a do município. A ferrovia surgiu dentro da cidade e foi ao redor dela que comunidades cresceram. O bairro Oficinas, por exemplo, leva este nome pois se desenvolveu a partir das oficinas mecânicas para reparos das locomotivas.
Por causa do trabalho, muitos colaboradores passaram a residir nas proximidades da empresa. “Temos orgulho em poder contribuir com o desenvolvimento da cidade, de oportunizar o crescimento das pessoas e de gerar emprego e renda”, aponta o diretor-presidente da FTC, Benony Schmitz Filho.
O setor ferroviário está em crescimento e o intuito é continuar a contribuir com o desenvolvimento de Tubarão e região. “Seguiremos o propósito de transportar carga pela linha férrea com todos os valores implementados a cada passo de nossa atuação, com a certeza de que o setor se desenvolva, ainda mais, e que seja uma oportunidade de crescimento para o Sul de Santa Catarina”, afirma Benony.