Serão exibidos 16 filmes por meio de atividades gratuitas
Entre hoje e sexta-feira, Laguna e Tubarão recebem o Contraponto – Festival de Cinema Socioambiental, que convida a comunidade a refletir sobre temas como mudanças climáticas, diversidade, sustentabilidade e cultura popular.
A programação gratuita inclui exibições de 16 filmes, rodas de conversa, oficinas, minicursos e exposição em 14 espaços das duas cidades, entre escolas, ONGs e centros culturais. Todas as sessões terão recursos de acessibilidade, como legendas, audiodescrição e Libras.
O evento, não competitivo, busca promover o diálogo entre arte, meio ambiente e educação, incentivando o pensamento crítico e a formação de uma consciência coletiva. Realizado por meio do Edital Circuito Catarinense de Cultura, o festival conta com apoio de parceiros locais e das Apaes da região.
Entre os destaques da mostra estão os filmes A Menina e o Mar, Terra Vista e Boto. “Queremos promover um amplo debate, dialogando com a sociedade sobre temas vitais e urgentes para o nosso mundo, nossa casa. A ideia é formar opinião e inspirar as crianças, alunos, pessoas a refletir sobre o papel de cada um na construção de um mundo mais sustentável”, destaca a produtora Graciela Simoni.