16 DE JULHO DE 2024
Fechar [x]

Farol celebra 133 anos com solidariedade

Capitania dos Portos, em Laguna, arrecada donativos que serão enviados aos afetados por cheias no Rio Grande do Sul

12/06/2024 06:00|Por Redação

O Farol de Santa Marta, uma obra-prima arquitetônica e um dos destinos mais emblemáticos da região, celebra seus 133 anos desde sua construção neste mês.

Erguido em 1891 pelos engenheiros franceses Barbier Bernard e Turenne, o farol emergiu de uma pequena comunidade pesqueira para se tornar um dos principais cartões-postais de Laguna e um dos destinos turísticos mais procurados em Santa Catarina.


 

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

E para celebrar a data especial, a Capitania está arrecadando, até sexta-feira, donativos aos atingidos pelas enchentes no Rio Grande do Sul. O ponto de arrecadação é a Delegacia de Capitania dos Portos de Laguna, localizada na avenida Engenheiro Colombo Machado Salles, 72, no Centro do município. 

Conforme o comunicado da Capitania, as prioridades são cestas básicas de alimentos, roupas de frio e colchões.

Além disso, o farol estará aberto para visitação gratuita e sem agendamento até o dia 23, das 9h às 11h e das 14h às 17h. A entrada contará com a doação de alimentos, que será destinada a uma entidade filantrópica da região.

Gigante

Com seus 142 degraus em uma escadaria em espiral e altura de 29 metros, sobre um morro próximo ao oceano, o Farol de Santa Marta pode ser avistado a olho nu a uma distância de até 40 quilômetros, sendo considerado um dos maiores das Américas em alcance de foco de luz. Esta estrutura centenária não só atrai admiradores, mas também desempenha um papel crucial na história da nossa cidade.0

Estrutura

O Farol está a 20 quilômetros do Centro de Laguna, passando pelo canal da Lagoa Santo Antônio, pela balsa e utilizando a SC-100. Também pode-se visitar o local via Jaguaruna, sem a necessidade de utilizar a balsa. Administrado pela Marinha do Brasil, o acesso é permitido somente até sua base, fora dos muros que contornam a estrutura privilegiada. 

Quer receber notícias de Tubarão e região? Clique aqui.
Diário do Sul
Demand Tecnologia

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a nossa Política de Privacidade. FECHAR