Centro Materno Infantil de Laguna registrou média de 30% nas ausências
O Centro Materno Infantil de Laguna tem enfrentado alto índice de faltas nas consultas, com cerca de 30% dos pacientes não desmarcando as consultas previamente agendadas. O impacto tem sido mais significativo nas especialidades de pediatria e ginecologia, onde o número de ausências tem comprometido o atendimento e a organização das agendas.
A recomendação é clara, segundo a prefeitura: se o paciente não puder comparecer à consulta, ele deve desmarcar com no mínimo 24 horas de antecedência, seja ligando para a unidade de saúde ou diretamente ao Centro Materno Infantil. O principal objetivo é garantir que outras pessoas que estão na fila de espera possam ser atendidas, evitando que vagas fiquem ociosas.
“Desmarcar com antecedência é crucial para otimizar o atendimento e possibilitar que mais pessoas sejam atendidas em tempo hábil, dado que o sistema de agendamento exige um prazo de 24h de antecedência para conseguir reagendar consultas. O ato de não desmarcar prejudica o fluxo de atendimento e reduz a eficiência dos serviços de saúde”, salienta a coordenadora do Centro Materno Infantil, Morgana Stefani Carvalho.
De acordo com a coordenadora, em alguns dias, o Centro Materno Infantil registrou até sete faltas de pacientes, o que impactou diretamente o planejamento das consultas. Com o sistema de agendamento funcionando com uma média de 20 a 30 dias de antecedência, essa alta taxa de faltas representa uma grande perda de oportunidade para quem está na fila de espera.
Sistema
O sistema Sisreg realiza o agendamento de consultas a cada 21 dias, e a falta de comunicação por parte dos pacientes contribui para a escassez de vagas para os usuários.