Fotógrafo já registrou uma expedição da Família Schurmann pelos mares
Até dia 27, a exposição do projeto “Progresso Marginal”, do fotógrafo Klaus Schlickmann, segue aberta em São Ludgero. Ela acontece no Centro Cultural Multiuso Dimas Schlickmann.
O objetivo do projeto é levar à sociedade um olhar artístico sobre o espaço às margens das linhas do município, através de um mês de exposição pública das imagens e visitas guiadas, buscando inspirar a produção artística na região e gerar um acervo fotográfico e artístico para o município.
Projeto
“A ideia do projeto Progresso Marginal surgiu enquanto eu cursava o mestrado em fotografia da Escola das Artes da UCP no Porto, em Portugal. Várias das minhas referências traziam consigo limites geográficos e fronteiras nos seus diversos temas. São Ludgero possui duas linhas importantes que marcaram minha vida desde a infância: a rodovia e o rio, que exibem o progresso da cidade à sua margem. Gostaria de ampliar esse espaço, que é tão acessível a quem está de passagem pela rodovia, com imagens sobre o progresso de outras margens. São estradas secundárias, riachos, obras temporárias, as margens do município, suas divisas e o momento do seu progresso”, explica o fotógrafo.
Livro de imagens
Klaus começou a fotografar para o projeto no ano de 2022, e após ser selecionado pelo edital Paulo Gustavo, em dezembro de 2023, foi programada a exposição. Um livro do projeto também foi produzido e alguns exemplares foram doados para escolas de São Ludgero e para a biblioteca pública do município. Algumas unidades estarão disponíveis gratuitamente na exposição.