Médicos do Provida foram até a Escola Arino Bressan e realizaram as ações
O projeto “Oftalmo na Escola” foi colocado em prática pelo Complexo Médico Provida, na Escola Municipal de Educação Básica Arino Bressan, em Tubarão. A unidade de ensino foi escolhida por ser a maior em número de alunos da rede pública.
Os oftalmologistas do Provida Yasmin Tournier Boppré Pichutti e Guilherme Augusto Pichutti realizaram exames básicos de acuidade visual nesta primeira fase em 57 crianças, de seis a 10 anos, no período matutino.
“Nosso objetivo é conscientizar as crianças e familiares da importância da consulta oftalmológica de rotina. Neste projeto, fizemos exames básicos de acuidade visual, rastreio de estrabismo, porque não temos os equipamentos do consultório para fazer avaliações completas, como de fundo de olho e outros. Investigações muito importantes para detectar doenças que são assintomáticas e que podem impactar no aprendizado e no desenvolvimento da criança ou até mesmo detectar uma consequência mais grave, se não for diagnosticada precocemente. Então, é importante passar anualmente por uma consulta oftalmológica e o projeto é essa atenção e conscientização”, explica Guilherme.
Importância
Para a direção da escola, receber esse projeto é extremamente importante para a saúde visual e para receber as orientações necessárias diretamente de especialistas da área médica.
“Estamos muito felizes porque sabemos a importância da saúde dos olhos. Nós, enquanto escola, temos muitas crianças carentes, que não têm condições de ir em um oftalmologista, e os pais, às vezes, desconhecem as dificuldades de visão do seu filho. Então é extremamente importante eles fazerem esse diagnóstico e depois nós orientamos os pais a levarem os filhos ao oftalmologista. Agradecemos imensamente de coração essa parceria e atenção do Provida”, afirma a diretora Maria Gorete de Medeiros Souza.