Previsão é para os próximos 75 anos e atinge também a Grande Florianópolis
Uma pesquisa da Universidade Tecnológica de Nanyang, em Singapura, apontou que o nível do mar pode subir até 1,9 metro nos próximos 75 anos, o que ameaçaria diversas cidades que fazem parte do litoral de Santa Catarina, incluindo Imbituba, Laguna, Pescaria Brava, Imaruí, Tubarão e Jaguaruna, além da região da Grande Florianópolis e outras cidades. As informações são do portal G1 Santa Catarina.
O alerta leva em consideração o cenário em que as emissões de carbono continuam em alta. De acordo com a ferramenta de avaliação de riscos costeiros da organização Climate Central, se a Antártida perdesse gelo suficiente para que o nível do mar subisse 1,9 metro, toda a costa da Ilha de Santa Catarina sofreria algum tipo de efeito.
Em Imbituba, próximo à Sambaqui, Riacho Ana Matias, e nas mediações da Lagoa de Imaruí; Laguna, principalmente na Bifurcação e no bairro Estreito; Pescaria Brava, Indaial, Imaruí, e São Tomás, envolta da Lagoa de Imaruí; Tubarão, principalmente nos bairros Madre, Jabuticabeira e Campo Verde; e Jaguaruna, principalmente em Torneiro, poderão ser atingidas na região caso o resultado da pesquisa se concretize nas próximas décadas.
Diversas cidades da América do Sul também estão na rota da inundação, tanto no Brasil quanto em outros países. No Brasil, até mesmo municípios que não estão próximos ao litoral estão ameaçados, como Porto Alegre. O motivo é a proximidade à corpos d’água, com chances de transbordamento e erosão das margens.