Sábado, 15 de novembro de 2025
Fechar [x]

Estudantes são premiados em competição nacional

Alunos do curso de Medicina da UniSul em Tubarão ficaram em segundo lugar

17/03/2025 06:00|Por Redação

O projeto “Prevalência e Rastreio da Retinopatia Diabética em Pacientes da Rede Pública de Tubarão: Um Estudo Transversal com Uso de Retinografia”, desenvolvido pela Liga Acadêmica de Oftalmologia da UniSul de Tubarão, se destacou ao conquistar o segundo lugar na competência nacional “De Olhos Para o Futuro”. 

A iniciativa, promovida pela Associação Brasileira de Ligas Acadêmicas de Oftalmologia (Ablao), busca incentivar o uso de tecnologias para reduzir casos de cegueira evitável no Brasil. Pela conquista, a universidade foi premiada com um retinógrafo portátil Eyer, tecnologia que facilita o diagnóstico precoce e pode reduzir drasticamente a progressão da doença. O aparelho será utilizado em atendimentos à comunidade.

O projeto foi orientado pelo professor do programa de pós-graduação em Ciências da Saúde e do curso de Medicina da Unisul/Inspirali, Daisson José Trevisol, especialista em Farmácia Clínica e Farmacoterapia e doutor em Ciências da Saúde. Também teve suporte da secretaria municipal de Saúde por intermédio da professora Chaiana Esmeraldino Mendes Marcon, enfermeira com doutorado também em Ciências da Saúde. 


Participação

O trabalho contou com a participação de 25 estudantes, cinco médicos voluntários e permitiu a triagem de mais de 300 pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS) em Tubarão. A classificação no concurso permitiu o uso de um retinógrafo portátil disponibilizado pelos organizadores. Em mutirões realizados em 2024, a iniciativa identificou casos de retinopatia diabética e encaminhou os pacientes para tratamento especializado.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Aprendizado essencial

A estudante do 9º semestre de Medicina da UniSul/Inspirali e presidente da Liga Acadêmica de Oftalmologia, Juliana Fatima Stocki, destacou a importância do projeto. “Assumir a responsabilidade de coordenar a equipe e organizar ações que beneficiaram mais de 300 pacientes trouxe muitos aprendizados, tanto na prática médica quanto na gestão de um projeto de saúde pública. Foi um trabalho coletivo que mostrou a importância da união, do engajamento e da dedicação de todos os envolvidos”. 

Quer receber notícias de Tubarão e região? Clique aqui.
Diário do Sul
Demand Tecnologia

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a nossa Política de Privacidade. FECHAR