Sábado, 08 de novembro de 2025
Fechar [x]

Especialista alerta sobre doenças de verão

Problemas na saúde podem ser decorrentes de ingestão de alimentos contaminados ou pela tramissão de vírus

14/01/2025 06:00|Atualizada em 15/01/2025 00:26|Por Redação

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Surto

Um surto de DTHA ou DDA ocorre quando duas ou mais pessoas apresentam doença ou sinais e sintomas semelhantes após consumirem alimentos ou água da mesma origem, normalmente em um mesmo local ou quando há vínculo epidemiológico que sugira transmissão de pessoa a pessoa, como a participação no mesmo evento. Em casos de doenças graves, a confirmação de apenas um caso já é suficiente para caracterizar um surto.

A fim de evitar a transmissão dessas doenças, a secretaria de Estado da Saúde (SES), por meio da Superintendência de Vigilância em Saúde (SUV), orienta a população quanto às medidas de controle e higiene, como cuidar da qualidade da água ingerida; evitar a ingestão de frutos do mar crus e carnes mal passadas sem saber a procedência; ao levar alimentos para a praia, cuidar da higiene e manter a refrigeração adequada.

Transmissão e sintomas

As doenças transmitidas por alimentos e água são provocadas pelo consumo de alimentos ou bebidas contaminados. Os sintomas incluem perda de apetite (anorexia), náuseas, vômitos e/ou diarreia, que podem ou não ser acompanhados de febre. As doenças diarreicas agudas são transmitidas por meio do contato de pessoa a pessoa ou com objetos contaminados. O principal sintoma é o aumento do número de evacuações, com fezes aquosas ou pouco consistentes. Pode ser acompanhado de náuseas, vômitos, febre e dores abdominais, podendo durar até 14 dias.

Quer receber notícias de Tubarão e região? Clique aqui.
Diário do Sul
Demand Tecnologia

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a nossa Política de Privacidade. FECHAR