Capacitação reuniu especialistas para aprimorar diagnóstico e encaminhamento adequado.
Uma parceria entre o Complexo Médico Provida e a Prefeitura de Tubarão promoveu uma capacitação voltada a médicos, nutricionistas e fisioterapeutas da rede pública e privada sobre o adequado encaminhamento de casos suspeitos de endometriose.
O evento aconteceu no auditório do Sigma Park e reuniu profissionais para uma tarde de informação e aprendizado.
De acordo com o ginecologista do Grupo Multidisciplinar de Endometriose do Provida, dr. Leandro Gugel, a iniciativa foi fundamental para esclarecer sinais e sintomas da doença, que ainda apresenta diagnóstico tardio e impacta a vida cotidiana e profissional das mulheres. Durante a capacitação, foram abordadas as manifestações mais comuns da endometriose, incluindo as formas intestinal e urinária, além de orientações sobre exames para rastreamento e tratamento da dor.
Tratamento
A nutricionista Alice Cunha e a fisioterapeuta Thatyana Brandão explicaram sobre dietas específicas, mudanças de hábitos e o papel da fisioterapia no manejo da paciente. O secretário de saúde, dr. Otávio Losso Piva, reforçou a importância da ação: “Capacitar nossos profissionais permite que sintomas sejam identificados precocemente na atenção básica, garantindo encaminhamento correto e tratamento adequado, melhorando a qualidade de vida das pacientes”.
O evento contou ainda com a presença da equipe multidisciplinar do novo centro de endometriose, composta por ginecologistas, radiologistas, proctologista, urologista, fisioterapeuta, nutricionistas e anestesiologistas especializados em terapia da dor.
A endometriose ocorre quando o tecido endometrial cresce fora do útero, podendo afetar ovários, trompas, ligamentos, intestino, bexiga, nervos e até o diafragma. Embora a causa ainda não seja completamente definida, a doença pode trazer impactos significativos à vida da portadora, reforçando a importância do diagnóstico precoce e do tratamento multidisciplinar.