Grupo de Mulheres de Ilhota Grande, em Gravatal, tem sido exemplo de motivação, protagonismo e muita união
Na comunidade rural da Ilhota Grande, em Gravatal, um grupo de mulheres tem dado um exemplo inspirador de união, afeto e protagonismo. Desde março de 2024, encontros mensais organizados de forma totalmente voluntária pelas próprias moradoras vêm reunindo dezenas de participantes para momentos de lazer, partilha e convivência.
Segundo a professora Jucinea Rech Marcelino Fidelis, a iniciativa surgiu de um grupo de amigas e vizinhas que tinham em comum a ausência de atividades de lazer na comunidade. Diante disso, decidiram se reunir uma vez por mês, exclusivamente entre mulheres, para compartilhar vivências, dar risada, jogar bingo e saborear encontros temáticos - tudo de forma espontânea e sem fins lucrativos.
O mais recente encontro aconteceu no último sábado, em clima de festa junina, no Salão Comunitário da Ilhota Grande. Cerca de 70 mulheres participaram do evento, levando quitutes típicos como canjica, bolo de milho, caldinho de aipim, pamonha, pinhão e quentão. A confraternização teve bingo, muita alegria e momentos de descontração. “Foi uma tarde maravilhosa. Rimos, nos divertimos e comemos muito bem. Estava tudo lindo”, relata Jucinea, que também atua como coordenadora pedagógica na Escola da Várzea.
A organização é inteiramente colaborativa. Os temas variam - café colonial, sopão, polenta com galinha, aniversários e sobremesas coletivas - e cada uma contribui com alimentos e brindes. Quando há custos com ingredientes, o valor é dividido igualmente entre as participantes. “Elas deixam o estresse em casa e vêm se divertir. Ficam o mês inteiro esperando pelo nosso encontro”, afirma.
Fortalecimento
Mais do que uma programação recreativa, os encontros têm se consolidado como um espaço de valorização e fortalecimento entre mulheres. “Sabendo da importância da mulher na sociedade, nada mais justo que nos proporcionarmos um tempo e um espaço onde lembramos que somos únicas, valorizadas, importantes, empoderadas, amadas e, acima de tudo, mulheres”, ressalta a organizadora.
Próxima
A próxima edição do encontro entre as mulheres já está sendo organizada. “Em julho, faremos um sopão beneficente, pedindo a doação de 1kg de alimento para doação a famílias carentes. Será mais um dia de descontração em um espaço de afeto e pertencimento, onde as mulheres da Ilhota Grande serão as protagonistas mais uma vez”, conta a professora. “Iniciativas como essa revelam que a cultura local também se fortalece por meio de gestos simples, colaborativos e cheios de significado”, avaliou o prefeito Clei Rodrigues.