Projeto reúne pesquisa de campo e produção audiovisual para valorizar áreas protegidas da cidade
Cinco alunas do 9º ano do Colégio Militar de Laguna se dedicaram a um projeto que explora a riqueza natural e a conservação das áreas protegidas da cidade. Gisele Raissa Oliveira Neto, Maria Valentina Madeira Roque, Nicolly Kauane Malagoli, Sarah Tomaz Rosa e Valentina Veronezi Soares investigaram diferentes ecossistemas e os serviços ambientais oferecidos pelas áreas de preservação permanente (APPs).
Com orientação do professor Rafael Medeiros Martins e apoio do especialista em zoologia Leandro Ramos Duarte, as estudantes realizaram trabalhos de campo no Parque Municipal do Morro da Glória, no Morro do Gi e na Praia do Gravatá. Durante a pesquisa, coletaram dados que serão analisados com softwares específicos, garantindo um embasamento científico sólido.
Além da coleta de informações, o projeto resultou na produção de um documentário educativo, que destaca a biodiversidade de Laguna e conscientiza sobre a necessidade de proteger o patrimônio natural. “A preservação ambiental é vital e todos precisam compreender sua importância”, ressalta Valentina.
A exibição do documentário para a comunidade escolar está prevista para outubro, e em breve ele também estará disponível em plataformas digitais, alcançando um público ainda maior e reforçando a mensagem de cuidado com a natureza.