Sexta-feira, 05 de dezembro de 2025
Fechar [x]

Doar leite materno pode salvar vidas

Banco de Leite do Hospital Nossa Senhora da Conceição (HNSC) recebe doações de mães para ajudar recém-nascidos

20/05/2025 06:00|Por Redação

O Dia Nacional da Doação de Leite Humano, celebrado ontem, dia 19, tem como objetivo conscientizar a população sobre a importância deste gesto solidário, capaz de salvar vidas, especialmente de recém-nascidos prematuros ou com baixo peso.

O Banco de Leite Humano do Hospital Nossa Senhora da Conceição (HNSC), de Tubarão, é referência na região, atendendo mães que enfrentam dificuldades na amamentação logo após o parto, seja por complicações de saúde, parto prematuro ou outros fatores. Nessas situações, o leite doado se torna um alimento essencial. Para se ter uma ideia, apenas 1 ml de leite materno pode ser suficiente para alimentar um bebê a cada refeição, dependendo do peso e das condições clínicas da criança.

Duas mulheres que vivenciaram esse processo de forma intensa compartilham seus relatos sobre o significado de ser uma doadora.

Jaqueline de Souza Ghizoni destaca o sentimento de empatia e missão. “Ser doadora de leite materno é me sentir numa missão especial. Farei parte da vida de bebês e mamães que hoje passam pelo que passei um dia. É doar gotinhas de amor, esperança e vida. É um privilégio, uma honra!”, conta.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Já Seonara Matheus Teixeira relembra os desafios do início da amamentação e a importância da solidariedade de outras mães. “A gente sabe que o leite materno é o alimento mais completo de que o nosso bebê necessita para se desenvolver de forma saudável. Nem sempre, quando o bebê nasce, o nosso corpo está pronto para produzir leite. Esse foi o meu caso – ainda mais porque minha bebê nasceu prematura. Minha filha pôde se alimentar com leite materno até que eu pudesse oferecer o meu, graças a outras mãezinhas que tiveram sensibilidade, boa vontade e, acima de tudo, amor em doar.”

Seonara agora agradece por ter leite suficiente para alimentar a filha. “Graças a Deus, hoje tenho leite suficiente para alimentar minha filha e continuar essa corrente do bem que é a doação. Para mim, é um privilégio poder ajudar de alguma forma os bebezinhos e mãezinhas que necessitam desse cuidado e amor nos primeiros dias!”, ressalta a doadora Seonara. 

Doação

A doação de leite humano é um ato de amor, empatia e responsabilidade social. O leite doado passa por um rigoroso processo de pasteurização e controle de qualidade antes de chegar aos pequenos que tanto precisam. E mesmo pequenas quantidades fazem grande diferença. Quem estiver amamentando, produzindo leite em excesso e tiver interesse em doar, procure o Banco de Leite do Hospital Nossa Senhora da Conceição (HNSC), de Tubarão. “Sua doação pode ser a esperança que muitos bebês precisam para vencer seus primeiros desafios de vida”, ressalta a mãe doadora Jaqueline.

  • 1 / 1
Jaqueline de Souza Ghizoni é doadora e diz se sentir numa missão especial
Quer receber notícias de Tubarão e região? Clique aqui.
Diário do Sul
Demand Tecnologia

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a nossa Política de Privacidade. FECHAR