18 DE NOVEMBRO DE 2024
Fechar [x]

Dia para alertar sobre os perigos do colesterol alto

Especialista explica sobre os cuidados a serem tomados com a saúde

08/08/2024 06:00|Por Redação

Muito se fala, mas poucos têm ciência da importância do controle do colesterol para a saúde do coração. Para alertar a população, hoje é o Dia Nacional de Combate ao Colesterol. 

A Sociedade Brasileira de Cardiologia (SBC) alerta que quatro em cada 10 brasileiros estão com o colesterol alto, nível que ultrapassa os números dos americanos. Além disso, muitas pessoas desconhecem qual é a sua própria taxa de colesterol.

 

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

“O colesterol não é doença. Ele é um composto, vamos dizer, gorduroso, que produzimos em nosso próprio corpo, adquirido pela ingestão de alguns alimentos, sendo, então, ligado diretamente à alimentação. Os principais tipos de colesterol são HDL, que é o colesterol bom, esse quanto mais alto melhor, e o LDL, que é o colesterol ruim, que quanto mais baixo melhor, além dos triglicerídeos, que basicamente são a gordura do sangue”, explica o cardiologista do Complexo Médico Provida, Ricardo Pereira da Silva.

O médico destaca que o colesterol é um dos fatores que mais contribuem para o desenvolvimento de doenças cardiovasculares, como o infarto e AVC, entre outros.

“As principais doenças relacionadas ao LDL alto ou colesterol ruim são as duas principais causas de morte no mundo, que são as doenças cerebrovasculares e cardiovasculares, como o infarto e AVC”, ressalta o médico.

O perigo do colesterol alto é porque não apresenta sintomas significativos, muitos chegam a ficar anos sem manifestações aparentes. “A realização de avaliações médicas e exames regulares são fundamentais para o controle do colesterol e para evitar graves complicações ou até mesmo morte”, alerta Ricardo.

Fatores de risco   

“Os principais fatores de riscos são basicamente o estilo de vida, como o sedentarismo e a alimentação ruim, com muita gordura e muito carboidrato. A genética também é outro fator a ser considerado. O colesterol elevado pode atingir homens, mulheres, crianças e idosos, então isso não é uma exclusividade de um determinado gênero ou grupo de pessoas. Qualquer pessoa com qualquer idade pode ter um colesterol elevado”, alerta o cardiologista.

Quer receber notícias de Tubarão e região? Clique aqui.
Diário do Sul
Demand Tecnologia

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a nossa Política de Privacidade. FECHAR