A estrutura se encontra subdimensionada para atender à necessidade de escoamento
As equipes da Proteção e Defesa Civil de Tubarão iniciaram um trabalho técnico de medição das tubulações do curso d’água que atravessam o bairro São João, margem direita. A iniciativa visa levantar dados precisos sobre a estrutura existente, que atualmente se encontra subdimensionada para atender à necessidade de escoamento do córrego.
“Esse dimensionamento inadequado compromete a vazão da água, favorecendo alagamentos e transtornos em períodos de chuva intensa. A partir das medições realizadas, será possível elaborar um estudo técnico que indicará as intervenções necessárias para adequar e ampliar a capacidade hidráulica do curso d’água”, explica o secretário de Proteção e Defesa Civil, Rafael Marques.
Com as futuras intervenções, espera-se que o córrego tenha sua vazão significativamente otimizada, beneficiando as áreas vizinhas e contribuindo para o aperfeiçoamento do sistema de drenagem urbana.
Análise
O secretário destaca ainda que a próxima etapa será justamente a análise das informações coletadas, com o objetivo de definir um projeto que torne o sistema mais eficiente e seguro para a comunidade. “Nosso compromisso é reduzir os riscos de enchentes e proporcionar mais tranquilidade para os moradores”, conclui.