Órgão municipal tem ido a escolas da cidade num trabalho de conscientização
A secretaria de Proteção e Defesa Civil de Tubarão realizou apresentações em escolas da cidade, entre elas a São Martinho e a Adventista.
Durante o encontro, os alunos aprenderam sobre o papel da Defesa Civil, com ênfase nas ações de prevenção, monitoramento e resposta a desastres naturais. Foi proposta uma conversa sobre os principais fenômenos climáticos e geológicos que impactam a região, como inundações, alagamentos, ventos fortes, estiagens e deslizamentos de terra.
“Acredito que a educação é uma das ferramentas mais eficazes para reduzir os impactos causados por desastres naturais e evitar que outra tragédia como a enchente de 74 venha a acontecer novamente. É essencial”, compartilha o secretário de Proteção e Defesa Civil, Rafael Marques.
Um dos pontos discutidos na apresentação foi a demonstração das tecnologias utilizadas para o monitoramento em tempo real e a previsão meteorológica. Os estudantes também conheceram o sistema de vigilância hidrológica, que acompanha os níveis dos rios em quatro cidades estratégicas: Tubarão, Orleans, São Martinho e Braço do Norte.
Também foram debatidos os riscos enfrentados pelo município, como alagamentos, ventos intensos, deslizamentos de terra e períodos de estiagem e destacado o papel fundamental da Defesa Civil na mitigação dos impactos causados por esses desastres naturais, por meio de ações preventivas, monitoramento constante e resposta rápida às ocorrências.
Preparação
“É trabalho onde a educação é a ponte para uma cidade mais consciente e preparada. Também realizamos a entrega de cartilhas informativas para os estudantes, para que a a conscientização esteja sempre com eles”, completa, Rafael Marques.