Alternativa usada em Imbituba pode ser replicado
Os responsáveis pelas Defesas Civis de Capivari de Baixo e Imbituba se reuniram, na última semana, para trocar experiências e conhecer o funcionamento do Sistema de Gerenciamento de Ocorrências já utilizado na Capital da Baleia Franca. O sistema permite otimizar o trabalho da Defesa Civil e aproximar a comunidade ao órgão, para realizar um trabalho em conjunto e com mais qualidade.
O sistema permite que um cidadão envie uma mensagem via WhatsApp para o contato da Defesa Civil e receba automaticamente um link de acesso para abertura de um protocolo de chamado ou informação sobre uma situação. O sistema funciona de forma gratuita, tanto para os cidadãos quanto para o município, portanto não gera qualquer tipo de despesa pública.
“Vamos levar este modelo para discutir na próxima reunião do Colegiado para que os coordenadores de Defesa Civil dos demais municípios da Amurel possam avaliar a viabilidade de implantação nos seus municípios. Eu estou convencido da utilidade dele e meu intuito é implantar o sistema em Capivari de Baixo nas próximas semanas”, assegura Odilon Joaquim, responsável pela Coordenadoria de Proteção e Defesa Civil de Capivari de Baixo e pelo Colegiado da Amurel na mesma área.