Neste sábado é comemorado o 99º Dia Internacional do Cooperativismo. E, para este ano, as associações lembra a data com se voltando para a cooperação global, diante da pandemia de covid-19 que se vivencia.
O tema deste ano é “Reconstruir melhor juntos”. Cooperativas em todo o mundo mostrarão como estão enfrentando a crise com solidariedade e resiliência.
Para este ano, o Dia Internacional das Cooperativas será a ocasião para divulgar como um modelo de negócios centrado no ser humano e, sustentado pelos valores cooperativos de autoajuda e solidariedade e pelos valores éticos de responsabilidade social e preocupação com a comunidade, pode reduzir a desigualdade, criar prosperidade compartilhada e responder aos impactos imediatos da covid-19.
O início do cooperativismo foi em 1844, na cidade de Rochdale, interior da Inglaterra. Na época, 27 homens e uma mulher decidiram montar um armazém. Eles adquiriam alimentos em grande quantidade para obter preços melhores. Depois, repartiam igualmente as compras entre os membros do grupo.
No Brasil, o responsável pela chegada do modelo cooperativista ao país foi o padre suíço Theodor Amstad.
O jesuíta chegou ao Rio Grande do Sul alguns anos antes para trabalhar nas colônias de imigrantes alemães. Enquanto realizava sua função nas capelas do interior, ele observava a precariedade daquelas comunidades. Resolveu, então, apresentar uma solução que tornasse as famílias dos colonos mais prósperas.
A primeira celebração do Dia do Cooperativismo foi no ano de 1923, quando era comemorado sempre no primeiro sábado de julho, com uma confraternização entre todos os povos ligados a atividades de cooperativismo.