Uma baleia-franca identificada em 2007 e vista em Imbituba, foi avistada próximo à Antártida. Segundo a diretora de pesquisa do Projeto Franca Austral, a pesquisadora Karina Groch, esta é a primeira vez que uma baleia-franca catalogada no Brasil é avistada em uma área de alimentação da espécie.
De acordo com pesquisadores do South Georgia Right Whale Project , o estudo compartilhado no início desta semana mostrou que o animal esteve em janeiro de 2020 nas águas geladas das Ilhas Geórgia do Sul, no Atlântico Sul.
O registro do nascimento do animal foi feito em 2002 em Santa Catarina. Em 2005 e 2007, ele foi avistado pelos pesquisadores no Estado. Na última vez, a baleia classificada como B139-02 estava com o primeiro filhote. “Quando ela nasceu avistamos duas vezes: uma em Araranguá e outra na praia de Itapirubá Norte, em Imbituba, próximo à nossa sede, e em 2005 em Balneário Gaivota, um pouco ao Sul de Araranguá”, explica Karina.
Segundo ela, a localização da baleia foi feita por meio da comparação de fotos aéreas do Catálogo Brasileiro de Fotoidentificação das Baleias-Franca, com imagens obtidas durante uma expedição realizada no início de 2020 pela equipe do South Georgia Right Whale Project.
O catálogo brasileiro contém cerca de 1 mil baleias-francas identificadas. As fotos do Brasil foram comparadas com outros 16 animais. Além do catálogo nacional, as fotos foram comparadas com animais da Argentina, Uruguai e África do Sul.
Difícil acesso
Segundo Karina, ter o registro de onde os animais se alimentam é importante para as pesquisas, pois a espécie só vem para a costa brasileira para ter filhote.