No dia em que foi celebrado o 48º aniversário de criação, o 8º Batalhão de Bombeiros Militar de Tubarão inaugurou de maneira simbólica o novo prédio que ampliou as instalações da corporação. As obras tiveram um custo de quase R$ 1 milhão e foram viabilizadas com recursos provenientes do Fundo de Reequipamento do Corpo de Bombeiros (Funrebom).
No mesmo ato, o batalhão recebeu dois novos veículos para trabalhos de fiscalização, também adquiridos com recursos do Funrebom. O prefeito Joares Ponticelli prestigiou a solenidade, que teve a presença do comandante-geral do Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina, Charles Alexandre Vieira.
O novo espaço abrigará toda a parte operacional do batalhão, além de alojamentos, sala de aula, academia e outros ambientes. São 600 metros quadrados de área construída que dobrarão a área total de estrutura dos bombeiros de Tubarão.
“É um momento especial, o nosso batalhão precisava dessa ampliação estrutural que, com certeza, vai se refletir em serviços ainda melhores prestados à população”, ressaltou o prefeito Joares Ponticelli.
Participação ativa na vida dos tubaronenses
Em 31 de março de 1973, há exatos 48 anos, foi fundada a Estação de Bombeiros de Tubarão, instalada no mesmo local onde funciona até hoje. Contava, à época, com um efetivo de 17 bombeiros militares, que operavam um caminhão de combate a incêndios, com capacidade para 3,5 mil litros de água, e poucos equipamentos de resgate.
No seu primeiro ano de existência, a Estação de Bombeiros de Tubarão – ETB, como era conhecida, atuou em uma das maiores tragédias da história catarinense - a grande enchente de 1974. No ano de 2008 foi elevada à Unidade Militar, passando a ser denominada de 8º Batalhão de Bombeiros Militar.
Atualmente, são 205 bombeiros militares, 300 bombeiros comunitários, 38 bombeiros civis profissionais e 270 guarda-vidas civis que prestam serviços de prevenção e salvamento de forma ininterrupta à sociedade. Essa estrutura conta ainda com os convênios municipais para atuação conjunta em Defesa Civil e Samu.