05 DE DEZEMBRO DE 2024
Fechar [x]

Conquistas do crossfit após os 60 anos

Tubaronense Luiz Machado de Souza desafia o tempo e mostra que a idade não é barreira para viver com saúde

29/11/2024 06:00|Por Daiane fernandes / redacao@diariodosul.com.br

Em um mundo onde muitos associam a prática de atividades físicas intensas à juventude, Luiz Machado de Souza, de 63 anos, prova que a idade é apenas um número. 

Apaixonado por crossfit, o tubaronense se tornou um exemplo de superação e vitalidade para a comunidade de atletas. Ele treina de forma consistente há mais de oito anos, desafiando as expectativas de que o exercício de alta intensidade é exclusivo dos mais jovens.

Luiz sempre foi um homem ativo. Ele conta que o crossfit lhe trouxe ainda mais qualidade de vida e motivação. 

“Tive ganho de massa muscular e consegui o controle da ansiedade, também”, fala o morador de Tubarão. Praticante de atividade física há muitos anos, Luiz encontrou na modalidade mais do que saúde. Ele encontrou amigos e incentivadores.

Superação 

Tanto que, recentemente, participou de uma competição no box que treina, o Athenas. Ao lado de uma dupla bem mais jovem, Luiz se desafiou. “Agradeço muito ao Box Athenas por estar conseguindo me superar diariamente e, principalmente, à minha família, que me apoia nesse processo”, detalha. 

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Com o tempo, Luiz conta que começou a perceber os benefícios da prática: aumento da disposição, mais energia no dia a dia e uma melhora significativa na sua saúde física e mental.

“O crossfit me deu mais força, tanto no corpo quanto na mente. Eu me sinto mais ativo, e isso tem feito toda a diferença na minha vida”, afirma. 

Embora o crossfit seja conhecido por sua intensidade e por desafiar os limites dos atletas, as academias especializadas sabem como adaptar os treinos para a realidade de cada aluno. Luiz treina com o grupo, e o instrutor ajusta os exercícios para garantir que todos possam participar de forma segura e eficaz.

“Até o momento não tive nenhuma situação que me limitasse, justamente pelo fato dos meus treinos serem adaptados à minha condição. A adaptação dos treinos é crucial para garantir que a prática do crossfit seja não só eficaz, mas segura para idosos. Movimentos como agachamentos, levantamentos e exercícios de alta intensidade são ajustados para respeitar as limitações do corpo de cada indivíduo”, relata. 

Inspiração

Luiz é inspiração para os mais jovens, tanto que, no dia da competição, assim como nos treinos, os mais jovens o incentivam o tempo todo. “Descobri que meu corpo consegue superar muito mais do que imagino. E ter esse incentivo dos colegas de box é ainda melhor. Aconselho que todos possam se encontrar na modalidade e ganhem uma família, como é o crossfit”, descreve. 

Quer receber notícias de Tubarão e região? Clique aqui.
Diário do Sul
Demand Tecnologia

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a nossa Política de Privacidade. FECHAR