A influência da formação de um novo ciclone extratropical traz alerta marítimo para a região. O processo de formação deverá ocorrer ao longo do sábado e causa impactos no mar catarinense. De acordo com a meteorologista da Epagri/Ciram, Gilsânia Cruz, a previsão é de ventos entre 50 e 70km/h e ondas com picos de até 2,5 metros entre segunda e terça-feira.
A meteorologista aponta que vale o alerta para os pescadores já que, sobre o mar, o vento poderá chegar em torno de 80 km/h. Diante da intensidade e sentido de deslocamento previsto, a influência deverá ser de rajadas de vento na noite de sábado para o amanhecer de domingo entre serra, Sul e Grande Florianópolis, em torno de 40 a 60 km/h.
Com isso, uma frente fria chega ao Estado e tudo indica que vai ser uma frente de fraca intensidade, provocando variedade de nuvens e muito pouca chuva durante o fim de semana. Os efeitos, portanto, serão sentidos em Santa Catarina a partir do início da próxima semana. Conforme a profissional, o aumento de ondas será o principal impacto do ciclone extratropical na região.
A formação de ciclones extratropicais ao Sul do país deve ocorrer mais vezes durante o outono. Normalmente, se formam entre a Argentina, Uruguai e o interior do Rio Grande do Sul. No entanto, os impactos não devem ser graves em Santa Catarina.