Ronaldo Pires/DS Com sorriso e disposta a celebrações, Maurilia Pires Augusto comemorou seus 100 anos de uma forma diferente. Sem poder reunir muitas pessoas para seu centenário, a idosa ganhou um presente inusitado: um ensaio fotográfico. Com os cabelos arrumados, maquiada e bem vestida, a moradora de Imbituba posou para as lentes do neto Ronaldo Pires.
O neto conta que a avó sempre foi muito disposta. “Sempre gostou de festa e de dançar. Esse aniversário era bastante aguardado. Porém, devido à pandemia mudamos os planos. Felizmente, ela já recebeu as duas doses da vacina e no último domingo, data do seu aniversário, conseguimos ao menos fazer um café especial para ela”, revela o Ronaldo.
Como forma de presentear a avó, Ronaldo organizou o ensaio e presenteou a avó com as fotos para marcar seu centenário. “Minha avó é a caçula de 11 irmãos. Cresceu com sua família em meio a muito trabalho e simplicidade. Ela não pode ir para a escola pois tinha que ajudar em casa. Dentre suas lembranças, ela vivenciou a revolta de 30, que passou por nossa região. Fala dos canhões na praia do porto, de sua mãe e as crianças indo de canoa para a comunidade de Canguerí, em Imaruí, para se refugiarem”, conta o neto.
Ronaldo conta que a avó se casou aos 20 anos com Pedro Thomé Augusto, com quem teve nove filhos. “Tudo de parto normal, realizado por parteiras da região e nunca sequer soube o que é ir ao hospital”, completa o neto. Aos 67 anos, Maurilia ficou viúva. “Diante da terceira idade, se envolveu com grupo de idosos em Vila Nova, onde participava ativamente. Viajou muito com o grupo para vários lugares do Brasil. Porém, agora com a pandemia, está quietinha em casa sob os cuidados dos familiares”, diz o neto.
Idosa se mantém ativa e bem humorada
De acordo com Ronaldo, a avó mora sozinha, sob os cuidados de cuidadores que a acompanham e dos filhos. “Ela faz suas coisas sozinha. É bastante ativa e tem boa memória. De vez em quando, a ouvimos falando versos. Preza pela culinária açoriana e é bastante engraçada”, complementa o neto.
Atualmente, se reserva mais por casa com seus familiares, tendo hoje com ela sete filhos e dois adotivos, que são suas netas, que criou como filha. Tem 27 netos, 55 bisnetos e 18 trinetos. “Passa horas contando histórias, causos, versos rimados, ditados e as orações antigas. É nosso orgulho”, fala.
Desafio na pandemia
Mesmo vacinada, de acordo com Ronaldo, a avó segue todos os cuidados para evitar a contaminação e propagação da covid-19. “Quando ela precisa sair, não dispensa jamais a máscara e toma todas as precauções possíveis. Sabemos da importância disso para vencer essa batalha”, destaca o neto.
Daiane Fernandes