Projeto atende pessoas a famílias inteiras em situação de vulnerabilidade social que passam por Tubarão e região
Há 14 anos, completados este mês, o projeto Casa de Apoio João 3:16, de Tubarão, vem mudando e restaurando a vida de muitas pessoas, com o apoio e acolhimento institucional para famílias, crianças e população em situação de rua.
“Nossa missão é restaurar e entregar dignidade para as pessoas, que são acolhidas pelo projeto, revelando um amor maior através da fé e esperança. Encaminhamos para o mercado de trabalho, regularização do ser humano na comunidade e apoio para um novo lar”, define João Guilherme Pacheco, um dos fundadores do projeto.
Somente no ano passado, com o apoio de uma equipe de voluntários, foram servidas 8,5 mil refeições e realizados mais de 5,3 mil atendimentos a pessoas e famílias que passam pela cidade. “Em nossa equipe, contamos com psicóloga, assistente social, monitores, cozinheira e serviços gerais”, pontua João. “Realizamos ainda campanhas solidárias, momento de oração, arrecadação de roupas e alimentos”, enumera.
“A história do projeto João 3:16 incentiva muitas pessoas a conhecer a vida e história de cada ser humano, tendo um olhar de amor e carinho para com o próximo”, conclui João Guilherme.
História
A Casa de Apoio surgiu quando, em fevereiro de 2011, dois jovens cheios de esperança - João Guilherme Pacheco e Jean Bittencourt -, queriam dar dignidade para um povo que não tinha apoio para combater os seus vícios. “Por conta do grande crescimento de pessoas em vulnerabilidade social e em situação de rua, houve essa necessidade. Com quatro anos de projeto montamos a primeira casa de passagem na cidade de Tubarão, que hoje é referência em acolhimento”, comemora João Guilherme.
“Meu coração se enche de alegria por estar, junto com toda essa equipe que se dedica a fazer o bem, há 14 anos contribuindo para esse trabalho na Cidade Azul, um serviço de amor ao próximo”, se emociona.
Metas e trabalhos para mais um ano
Para este ano, a equipe do projeto Casa de Apoio João 3:16 tem como meta contribuir com a reinserção do indivíduo na sociedade, encaminhar ao mercado de trabalho, à comunidade terapêutica para fazer um tratamento contra álcool e outras drogas, e dar um bom acolhimento para as famílias em vulnerabilidade social. As pessoas chegam à casa por indicação ou por meio da secretaria de Assistência Social, que se mantém através de parcerias e doações e fica localizada na rua Coronel José Martins Cabral, número 60, na Margem Esquerda, próximo ao Mercado Público, em Tubarão.