No boletim epidemiológico sobre a covid-19 em Capivari de Baixo, divulgado no fim de semana, o número de exames já realizados com a população chega a 15.229. É um dado bem expressivo, já que o município tem 25 mil habitantes. Foram 3.378 casos confirmados, mas 3.276 pessoas já estão recuperadas, ou seja, 60 seguem em acompanhamento e com sintomas da doença.
Até sábado, 42 capivarienses haviam perdido suas vidas desde o início da pandemia, em março do ano passado, conforme reconhece a Organização Mundial da Saúde (OMS). O último óbito foi confirmado na quinta-feira. A vítima foi uma moradora de 66 anos, que tinha comorbidades (hipertensão e diabetes). Ela estava internada no Hospital Nossa Senhora da Conceição (HNSC), em Tubarão.
Os casos de suspeitos se mantiveram em 77 (aguardando resultados). Já a quantidade de moradores em monitoramento (notificados no Sentinela sem exames) subiu de 50 para 54.
O prefeito Vicente Corrêa Costa alerta que este é o pior momento da covid-19 no Estado e no país. “A Amurel segue com hospitais lotados e sem vagas em Unidades de Terapias Intensiva (UTIs), inclusive no único hospital particular da região, que fica em Tubarão. Portanto, é muito importante que todos sigam os cuidados básicos para contenção do vírus, como a utilização de máscara - inclusive em via pública -, lavar bem as mãos, uso regular de álcool em gel ou álcool 70%, manutenção do distanciamento social e evitar aglomerações”, alerta.