O problema surgiu desde que a CCR ViaCosteira mudou os sentidos das vias laterais de mão dupla para único entre os viadutos do acesso principal e do bairro Vila Flor
Desde 2023, a prefeitura de Capivari de Baixo também busca soluções que amenizem os impactos causados pelas mudanças de sentido nas marginais da BR-101, no trecho que corta o município.
O problema surgiu desde que a CCR ViaCosteira mudou os sentidos das vias laterais de mão dupla para único entre os viadutos do acesso principal e do bairro Vila Flor.
Essa mudança atende a um pedido encampado pela Pastoral Afro Família de Capivari de Baixo, que representa as comunidades quilombolas e moradores das localidades de Ilhotinha e Cachoeirinha. Eles pedem urgência diante das dificuldades de locomoção e acesso impostas pelas mudanças feitas pela concessionária.
Em setembro do ano passado, com o objetivo de analisar os impactos causados pelas mudanças de sentido nas marginais da BR-101 no município, uma vistoria, com o promotor do Ministério Público Federal Demerval Ribeiro Viana Filho, chegou a ser realizada.
Atraso
Equipes do Corpo de Bombeiros de Capivari de Baixo também já relataram que a mudança no trajeto para mão única ocasiona atraso nos atendimentos, principalmente do outro lado da BR-101, na Ilhotinha, uma vez que o trecho a ser percorrido ficou mais longo.