Estado tem a maior taxa de incidência de câncer de mama no Brasil
Santa Catarina aparece como o Estado com maior taxa de incidência de câncer de mama no Brasil, com 74,79 casos para cada 100 mil mulheres, de acordo com o Ministério da Saúde.
No país, segundo o Instituto Nacional do Câncer (INCA), o câncer de mama é o tipo de câncer mais frequente em mulheres, após o câncer de pele.
Para o Brasil, foram estimados 73,6 mil novos casos em 2024, com um risco de 66,54 casos a cada 100 mil mulheres. É relativamente raro antes dos 35 anos, mas acima desta idade a incidência cresce progressivamente, especialmente após os 50 anos. O Ministério da Saúde afirma que cerca de 17% dos casos podem ser evitados por meio de hábitos de vida saudáveis.
Batalha
Foi com 51 anos que a deputada Luciane Carminatti (PT), uma das vozes femininas mais atuantes do parlamento catarinense, descobriu que enfrentaria a sua principal batalha: lutar pela sua vida.
O divisor de água para ela foi quando recebeu o diagnóstico de um câncer de mama em 2021 e fez da dor da descoberta um momento transformador. “Descobri que o que tem de mais revolucionário é a vida”, disse, confessando que ficou em choque quando descobriu o câncer.
No mês que o rosa dá o tom para provocar essa onda de conscientização do Outubro Rosa, o Parlamento instituiu, por exemplo, ainda no ano 2000, a Semana de Prevenção ao Câncer de Mama no calendário oficial do Estado.