A homenagem foi aprovada por unanimidade por meio de projeto de lei de autoria do vereador Valcemir Villani
A Câmara Municipal de São Ludgero realizou uma solenidade para oficializar a nomeação de seu prédio como edifício vereador Léo Füchter, em reconhecimento ao legado e à dedicação do ex-vereador ao município.
A homenagem foi aprovada por unanimidade por meio de projeto de lei de autoria do vereador Valcemir Villani.
A solenidade foi marcada por discursos de autoridades e pela presença da família e amigos de Léo. Entre as falas, destacou-se o depoimento de sua esposa, Patrícia Buss Stringari Füchter, que emocionou os presentes ao recordar a trajetória política e o amor incondicional que Léo tinha por São Ludgero.
Léo Füchter, natural de São Ludgero, iniciou sua vida vendendo picolés, foi chapa, eletricista, extrusor, auxiliar de operador e líder de produção, e no ano de 2007 começou a atuar como advogado.
Foi filiado ao partido MDB desde o ano de 2007, e em 7 de outubro de 2012 foi eleito vereador no município de São Ludgero com 467 votos. No ano de 2016, foi reeleito a vereador com 436 votos, e no ano seguinte, na sua posse, foi eleito, por unanimidade dos votos, presidente da Câmara de Vereadores.
Em 2019, foi convidado para ser secretário de Administração, Finanças e Planejamento do município.
“Ele foi muito feliz neste cargo, sempre gostou de trabalhar em prol do município, gostava muito de ser vereador, mas assumindo a pasta da secretaria, sempre chegava feliz em casa, sorrindo, e por mais que vivenciasse milhares de apuros, perrengues e pedras pelo caminho, sempre demonstrou eficiência”, disse a esposa. Léo faleceu aos 41 anos, no dia 18 de setembro de 2022, após um acidente doméstico.