O início definitivo das obras de desassoreamento da barra do Camacho deve acontecer em 40 dias. Esta é a expectativa do prefeito de Jaguaruna, Laerte Silva dos Santos, que voltou ontem de Florianópolis com a garantia do governo do Estado de repasse dos R$ 10 milhões em recursos.
“Agora estamos apenas acertando os trâmites burocráticos para dar início a esta tão importante e necessária obra, esperada há tanto tempo”, disse.
No domingo, foi realizada a abertura da boca da barra, acontecendo de fato a ligação entre o mar e a lagoa. Foram retirados cerca de 22 mil metros cúbicos de areia do local, de um total de 60 mil metros cúbicos.
“Esta é uma obra paliativa, para permitir a realização da pesca e também para, neste período de chuvas, melhorar a vazão da água. Ainda temos a intenção de lançar uma nova licitação para a contratação de mais 400 horas de serviços para completar a retirada dos 60 mil metros cúbicos, até que tenha início a obra em definitivo”, explica Laerte.
A obra de desassoreamento deverá retirar 200 mil metros cúbicos de areia, aprofundar o canal e fazer o enrocamento de pedras até a lagoa, aumentando ainda em 50 metros os molhes para dentro do mar. “Para isso, estamos só aguardando os recursos previstos para iniciar as licitações e execução do projeto”, pontua o prefeito.