16 DE JULHO DE 2024
Fechar [x]

Baleias são avistadas na Praia da Ribanceira

Desde o dia 23 de maio as baleias já estão em Imbituba

13/06/2024 06:00|Por Redação

Todos os anos a Praia da Ribanceira, em Imbituba, é uma das que registram grande número de avistagem de baleias-francas na região. 

Nesta semana, cinco baleias adultas estavam no local se movimentando entre a Barra de Ibiraquera e o canto da Praia da Ribanceira.


 

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Desde o dia 23 de maio as baleias já estão em Imbituba. A primeira avistagem da temporada foi na Praia do Rosa e este ano elas apareceram mais cedo do que de costume. 

“No ano passado foi em junho, mas a temporada anual é oficialmente considerada entre julho e novembro. Estes avistamentos são um ótimo presságio”, afirma Karina Groch, diretora do Projeto ProFranca, sediado em Imbituba e patrocinado pela Petrobras. 

Recorde

Segundo ela, em 2023 foi detectado um dos três maiores números de baleias no litoral catarinense (225), sendo que o maior foi em 2018, com 273 registros, entre mães e filhotes.

Imbituba desenvolve muitas ações em relação às baleias no município. O Museu da Baleia de Imbituba, por exemplo, fica localizado no bairro Vila Alvorada (Aguada) e recebe visitantes diariamente. O prédio conta com artefatos utilizados na pesca da baleia, bem como ossos dos mamíferos. Ele contém um esqueleto de uma Jubarte montado. O museu fica aberto de terça a sexta-feira, das 8h às 12h e das 13h às 17h. E também aos sábados, das 9h às 17h. Para agendar uma visita com mais pessoas basta entrar em contato pelo telefone (48) 9 9650-0094.

Quer receber notícias de Tubarão e região? Clique aqui.
Diário do Sul
Demand Tecnologia

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a nossa Política de Privacidade. FECHAR