Laboratório de Zoologia da Udesc/DS Uma baleia jubarte de oito toneladas foi encontrada morta na Praia Grande, em Laguna. O animal estava em avançado estado de decomposição, foi retirado da praia e a carcaça enterrada em um local adequado.
De acordo com Fundação Lagunense do Meio Ambiente (Flama), a baleia encontrada encalhada na última sexta-feira era juvenil e tinha cerca de sete metros de comprimento. Ainda de acordo com a prefeitura, uma avaliação preliminar identificou uma fratura no crânio do animal, mas equipes do Laboratório de Zoologia da Universidade Estadual de Santa Catarina (Udesc), com apoio do Projeto de Monitoramento de Praias (PMP), coletaram amostram que serão analisadas para determinar com precisão a causa da morte da baleia.
“Após as coletas, é necessária a destinação adequada da carcaça. Segundo o protocolo, sugere-se o enterro na praia em local isolado, de preferência próximo às dunas móveis, na base da estrutura”, informou o coordenador da Unidade de Estabilização de Fauna Marinha da Udesc, Pedro Volkmer de Castilho.
Segundo a prefeitura, a retirada do animal e enterro precisou de autorização da Flama por ocorrer em Área de Preservação Permanente (APP), tendo como condicionante a apresentação de um relatório comprovando a destinação final da carcaça no prazo de 30 dias.