Entidades empresariais querem que ViaCosteira assuma as obras no trecho
A Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) promove hoje, das 14h às 18h, em Capivari de Baixo, uma audiência pública para discutir a Revisão Quinquenal do contrato de concessão da BR-101/SC, administrado pela concessionária ViaCosteira.
Durante o encontro, o setor de Transporte Rodoviário de Cargas de Santa Catarina, representado pela Fetrancesc e seus sindicatos, vai apresentar um pedido para que as obras no trecho do Morro dos Cavalos — atualmente sob responsabilidade da Arteris — passem a ser geridas pela ViaCosteira.
A proposta também será formalizada em um documento assinado pelo Conselho de Federações Empresariais (Cofem), que reúne entidades como Fiesc, Fecomércio, Faesc, Fetrancesc, Facisc, FCDL, Fampesc e Sebrae-SC.
Segundo as entidades, a mudança poderia acelerar as obras no Morro dos Cavalos e reduzir o impacto no valor do pedágio. “A ViaCosteira tem mais de 20 anos de contrato pela frente e menos obras para executar em relação ao trecho norte, o que permitiria incluir o Morro dos Cavalos, efetivamente, à frente na escala de prioridade. Outro ponto é o impacto no preço do pedágio, cuja tarifa é a metade do valor do trecho norte”, explica o presidente da Fetrancesc, Dagnor Schneider.
Revisão
Prevista para acontecer a cada 5 a 10 anos de contrato, a Revisão Quinquenal serve para avaliar se as obrigações estão sendo cumpridas e identificar ajustes ou melhorias necessárias.
É também o momento de propor novas obras e intervenções para atender às demandas do setor rodoviário nos próximos anos.0