Município reforça compromisso com educação pública
A educação no Município tem sido uma das prioridades da gestão atual, com foco na garantia de acesso de todos os alunos à rede pública de ensino. A Fundação Municipal de Educação tem trabalhado para assegurar que a educação seja inclusiva e de qualidade, atendendo as necessidades de todos os estudantes, independentemente de sua classe social ou origem.
Estamos realizando um planejamento para capacitação dos profissionais, bem como realizando projetos para a melhoria da infraestrutura das escolas, tudo com o objetivo de proporcionar um ambiente de aprendizagem que favoreça o desenvolvimento dos estudantes.
Nos últimos dias, surgiram algumas polêmicas relacionadas às instituições educacionais privadas que possuem contrato de credenciamento com o Município. Quero falar com transparência, que é um dos lemas do nosso governo: os credenciamentos foram realizados pela gestão anterior por limitações físicas ou até mesmo logísticas da rede municipal. Os termos de credenciamento foram prorrogados, dando a garantia da continuidade do atendimento, bem como para avaliação e fiscalização quanto à execução dos referidos contratos.
Mas, ao contrário do que se tem dito por algumas pessoas, a rede pública continua sendo a principal porta de entrada para a educação de qualidade. E mais: temos vagas abertas em várias unidades escolares da nossa rede municipal, o que demonstra o compromisso da gestão em garantir que nenhum aluno fique fora do sistema educacional.
Não vamos substituir a rede pública. Estamos cuidando dela, fortalecendo cada escola, investindo em formação de professores, reformando e ampliando espaços e acolhendo cada criança com carinho. Não vamos acabar com a compra de vagas em instituições credenciadas. Nós estamos moralizando o processo, para que o dinheiro do cidadão seja bem aplicado.
O compromisso do prefeito Estêner Soratto e do vice--prefeito Denis Matiola será mantido. É uma gestão que tem palavra. E vai cumprir com ela. Chega de terrorismo e de falta de transparência.
Nenhuma criança deixará de estudar por falta de vaga. Repito: nenhuma criança deixará de estudar por falta de vaga. Nosso compromisso é com a educação pública, gratuita e de qualidade. É isso que nos move. E é por isso que reafirmamos: a rede pública é prioridade. E tem vaga esperando por você.
Marlise Nunes
Diretora-presidente da Fundação de Educação de Tubarão