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Artigo: A oportunidade de inovar no Ensino Superior

Artigo

28/08/2025 06:00|Por Larissa Albuquerque | Diretora da UniSul

O Brasil vive um novo momento na educação superior com a implementação das recentes normas regulatórias do Ministério da Educação. As mudanças nas regras estabelecem três formatos oficiais de cursos como o presencial, semipresencial e a distância com exigências mínimas de presencialidade e maior ênfase no desenvolvimento de competências e na qualidade do ensino.

Como toda mudança, o novo marco regulatório traz desafios, com impacto em milhões de estudantes de graduação no país. Desenha ainda a necessidade de um novo reposicionamento estratégico, de compromisso com a formação cidadã e profissional, indo além da dicotomia entre presencial e digital. Enquanto alguns ainda discutem métricas, outros avançam para uma arquitetura pedagógica orientada por competências, já aplicada em cursos como Biomedicina e Fisioterapia.

 

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Importante dizer que ambiente profissional é concepção de aprendizagem imersiva e não definição de espaço físico. Em algumas instituições de ensino, essa visão vem sendo implementada com a Metodologia Dual, que integra teoria e prática em ambientes profissionais reais. Na UniSul, por exemplo, são mais de 30 parcerias empresariais firmadas, entre elas, o Hospital Veterinário Santa Vida, Hemosc, Mormaii, Copagro e Porto de Imbituba. São iniciativas que contribuem para desenvolver competências socioemocionais mais robustas, especialmente na resolução de problemas complexos, além de maior taxa de empregabilidade.

Dentro do ambiente universitário, o novo marco exige ainda adaptações na infraestrutura. Trata-se de criar ecossistemas de aprendizagem onde o físico e o digital se integram, com a combinação de laboratórios físicos com tecnologias de realidade aumentada e virtual, permitindo experiências imersivas, como as realizadas nos cursos de Medicina e Arquitetura. 

O professor ganha papel central, deixando de ser transmissor de conteúdo para orientar ativamente a jornada do aluno, com formação qualificada e responsabilidade direta pelo desenvolvimento de competências.

O novo marco não é apenas ajuste legal. É oportunidade de elevar padrões, formar profissionais completos e fortalecer comunidades, preparando cidadãos do mundo para um mercado dinâmico e exigente.

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