O software “Amurel Conectada” tem como objetivo integrar e harmonizar dados dos recursos hídricos dos 22 municípios da bacia hidrográfica do Rio Tubarão
O projeto pioneiro de monitoramento de nível dos rios e quantidade de precipitação pluviométrica (chuva), desenvolvido pela Associação dos Municípios da Região de Laguna (Amurel) foi apresentado ao Comitê de Gerenciamento da Bacia Hidrográfica do Rio Tubarão, Complexo Lagunar e Bacias Contíguas.
O software “Amurel Conectada” tem como objetivo integrar e harmonizar dados dos recursos hídricos dos 22 municípios da bacia hidrográfica do Rio Tubarão em um aplicativo.
Para fornecer informações constantes, especialmente em momentos de crise, o projeto contará com uma base de dados hidrometeorológicos, permitindo que a sociedade consulte informações das condições na bacia.
Integração
Com uma gestão integrada do monitoramento, a população poderá verificar, em tempo real, a precipitação, os níveis dos rios, entre outros, por meio de estações já existentes e outras novas que serão implantadas.
Na reunião, foi definido o que cada órgão deverá realizar para avançar no desenvolvimento do monitoramento. “Com essa importantíssima parceria que estamos realizando com a Amurel, pretendemos solicitar emendas parlamentares para cobrir alguns custos que são necessários. Por isso, o intuito é que, nos próximos meses, tenhamos com extrema facilidade acesso às informações e mais controle sobre o que acontece com as águas no âmbito dos 22 municípios de atuação do nosso comitê”, reforça o presidente do Comitê de Tubarão e Complexo Lagunar, Woimer José Back.