Cidades da região também registraram temperaturas abaixo de cinco graus
Santa Catarina amanheceu ontem batendo recordes de frio. Urupema, conhecida como a cidade mais fria do Brasil, registrou -8,16°C, às 8h – com sensação térmica de -29°C às 4h, a menor temperatura do ano no estado, de acordo com a Epagri/Ciram.
Na região, Gravatal e Tubarão foram as cidades que registraram as menores temperaturas na manhã de ontem, com 2,9°C e 3°C, respectivamente. Jaguaruna e Orleans tiveram as mínimas em 3,6°C. Além delas, Imaruí registou mínima de 4,4°C, e Imbituba, 7,5°C, segundo dados da Epagri/Ciram.
Ainda em relação a temperaturas negativas, cidades da Serra e do Oeste tiveram os termômetros abaixo de zero. Alguns pontos registraram a geada negra - fenômeno caracterizado pela morte de plantas devido ao frio intenso, sem formação visível de gelo nas superfícies. Lagos congelaram e alguns locais tiveram geada branca.
De acordo com Gilsânia Cruz e Laura Rodrigues, meteorologistas da Epagri/Ciram, hoje ainda deve ter frio intenso no estado, novamente com temperaturas negativas no amanhecer, com mínimas de -4°C a -5°C, do Oeste aos planaltos e Alto Vale do Itajaí, e valores menores em áreas mais altas dessas regiões. No Leste, mínimas em torno de 0 a 4°C.
“Amanhã, o tempo volta a ficar instável, com chuva ao longo do dia em todas as regiões, e ainda com temperaturas baixas”, pontuam.
Rio do Rastro
A Serra do Rio do Rastro chegou a ser interditada ontem pela manhã devido à formação de gelo na pista.
Monitoramento local
Em Tubarão, a secretaria de Proteção e Defesa Civil registrou oficialmente ontem a menor temperatura na cidade neste ano, com sensação térmica de 0,44ºC. As medidas foram obtidas através do acompanhamento das condições meteorológicas na cidade, realizada por meio do monitoramento da estação instalada no Cemitério Horto da Saudade, no bairro Monte Castelo.“Mas é possível que este registro seja batido nos próximos dias, até mesmo nesta quarta-feira, pois o frio irá permanecer por mais um tempo”, comenta o secretário Rafael Marques.