O Agosto Dourado é o mês escolhido para estimular e conscientizar as mães sobre a importância da amamentação
Para esclarecer dúvidas e auxiliar as futuras mães sobre o ato de amamentar, o setor de pediatria do Complexo Médico Provida realizou o Workshop Amamentação – Agosto Dourado: mês de incentivo ao aleitamento materno.
O encontro reuniu profissionais, gestantes e seus acompanhantes, em uma conversa informativa, franca e facilitadora. Este ano, o Ministério da Saúde lançou a campanha para conscientização, alinhada à sobrevivência e o bem-estar das crianças, com foco na redução de desigualdades relacionadas ao apoio à amamentação.
“Diante de algumas dificuldades e conceitos, até antigos, que possam atrapalhar o processo nos primeiros dias, buscamos ajudar as futuras mães a tentar dar seu leite, desmitificando fatos que atualmente são provados cientificamente”, explica a consultora de amamentação do Provida, Débora Felisbino.
As dificuldades dos bebês em ingerir o leite materno podem ser um dos problemas iniciais que atrapalham o prosseguimento da amamentação.
“Alguns recém-nascidos não conseguem começar a mamar nos primeiros dias de vida, momento em que mãe e filho ainda estão se adaptando. As causas podem ser relacionadas a uma série de fatores, como posição do bebê durante a amamentação, leite ‘empedrado’, entre outros fatores”, explica.
A pediatra Franciele Spader falou sobre os primeiros dias do bebê, o comportamento e ações fisiológicas.
Já a nutricionista materno infantil Carolina Rolim esclareceu sobre quando fazer a introdução alimentar, entre outros.