Sexta-feira, 15 de maio de 2026
Fechar [x]

Alunos de Tubarão apresentam foguetes

19/07/2023 06:00

Competindo com estudantes de todo o país, alunos da região irão participar da Mostra Brasileira de Foguetes. O evento acontecerá em agosto, no Rio de Janeiro, e lá os classificados da Escola Técnica de Comércio de Tubarão (ETCT) vão demonstrar seu experimento: um foguete produzido com garrafa pet, movido a bicarbonato de sódio e vinagre.


De acordo com a professora de física da Escola Técnica de Comércio de Tubarão, Priscilla Barreto, a construção dos foguetes faz parte de um projeto da unidade. “É o projeto Maker. Ali, os alunos desenvolveram os foguetes e se dedicaram a aperfeiçoar o trabalho para participar da mostra. Foram classificados e estamos orgulhosos”, diz a professora.


Priscilla conta que os foguetes criados pelos alunos alcançaram mais de 100 metros nos seus lançamentos. “Com isso, conquistamos as vagas na final. Agora estamos buscando os recursos necessários para participarmos da mostra. Serão quatro dias em Barra do Piraí, no Rio de Janeiro”, conta.


“Antes de eles conseguirem o alcance acima de 100 metros de altitude, os alunos me mandavam mensagem no sábado à tarde, domingo de manhã, perguntando sobre algum material que eles poderiam ver para melhorar o foguete, formas de melhorar o lançamento etc. Então, já era algo bem emocionante para nós, educadores, vermos que realmente existe o interesse, que os jovens estão indo atrás, se dedicando, buscando estudar mais e se aperfeiçoar”, complementa a professora.


Segundo ela, a dedicação dos alunos foi mérito deles. “Toda vez que eu assisto ao vídeo dos lançamentos, onde eles alcançaram mais de 100 metros, é uma emoção tão grande porque a gente que acompanhou desde o início e sabe o quanto eles se dedicaram e fizeram por merecer essa classificação”, descreve.


Para angariar recursos para que consigam ir à mostra, os alunos disponibilizaram um local para doações através de uma vaquinha virtual. A doações podem ser feitas via Pix pela chave através do e-mail:  [email protected].


Mostra trará talentos escolares do Brasil

A Mostra Brasileira de Foguetes (Mobfog) é uma olimpíada inteiramente experimental, pois consiste em construir e lançar, obliquamente, foguetes, a partir de uma base de lançamento, o mais distante possível. Foguetes e bases de lançamentos devem ser construídos por alunos individualmente ou em equipes de até três componentes. A Mostra Brasileira de Foguetes é um evento aberto à participação de escolas públicas ou privadas, urbanas ou rurais, previamente cadastradas.


A Mobfog é realizada anualmente pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Uerj), em parceria com a Agência Espacial Brasileira (AEB), entre alunos de todos os anos do ensino fundamental e médio em todo território nacional.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Quer receber notícias de Tubarão e região? Clique aqui.
Diário do Sul
Portaliza - Plataforma de Jornalismo Digital

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a nossa Política de Privacidade. FECHAR